segunda-feira, 4 de março de 2013

Divulgação - André Carneiro


André Carneiro nascido em 1922 em Atibaia - São Paulo, torna-se desde de cedo num dos nomes mais importantes da cultura brasileira  Destaca-se em diferentes áreas como o cinema, a poesia, o conto, as artes plásticas e a fotografia. Recebe prémios internacionais nas diferentes áreas, assim como é premiado com os mais importantes prémios literários brasileiros: Machado de Assis, Alphonsus de Guimaraens, Pen Club Internacional e Nestlé.

Autor de uma variada e vasta obra, publicou, entre outros, "Piscina Livre" e "Amorquia" (romance), "Ângulo e face", "Espaçopleno", e "Pássaros florescem" (poesia), "Diário da nave perdida" e "O homem que adivinhava" (contos) e "Introdução ao estudo da Science-fiction", "Manual de hipnose" e "O mundo misterioso do hipnotismo", no género ensaio.

Foram escritas diversas teses académicas de mestrado e doutorado sobre sua obra poética e sua prosa. O seu conto "A Escuridão" (1963), publicado em mais de doze países, publicado nos EUA na antologia ao lado de vários vencedores de Prémios Nobeis de Literatura e participou na antologia brasileira Páginas de Sombra: Contos Fantásticos Brasileiros, editada por Braulio Tavares para a Editora Casa da Palavra (Rio de Janeiro) em 2006, que incluiu histórias de Machado de Assis, Drummond e Aluízio Azevedo.


André Carneiro foi escolhido "Personalidade do Ano de 2007" pelos editores do Anuário Brasileiro de Literatura Fantástica.
Confissões do Inexplicável foi a sua última obra publicada. Com 600 páginas e capa de Vagner Vargas sobre ilustração original de Henrique Alvim-Corrêa, traz 27 histórias, 26 delas inéditas, o que resulta na mais substancial colectânea de contos de um autor de ficção cientifica jamais publicado no Brasil. Além de ficção científica, apresenta também histórias de fantasia contemporânea e suspense literário. O livro é ilustrado pelo próprio André Carneiro.

Na Fénix nº 2, André Carneiro esta presente numa entrevista que gentilmente respondeu, assim como temos o prazer de publicar, pela primeira vez em Portugal, o conto "A Escuridão".


‘Darkness’ não só é um dos maiores trabalhos escritos na ficção científica, mas também da literatura mundial. Não é apenas ficção científica de acção superficial, mas literatura no seu melhor sentido. André Carneiro merece a mesma audiência de um Kafka ou Albert Camus.” 
A.E. Van Vogt (EUA)

Bibliografia:


  • Ângulo & Face. São Paulo: Edart, 1949. Poesia.
  • Diário da Nave Perdida. São Paulo: Edart, 1963. Contos. 
  • Espaçopleno. São Paulo: Clube de Poesia, 1963. Poesia.
  • O Homem que Adivinhava. São Paulo: Edart, 1966. Contos.
  • O Mundo Misterioso do Hipnotismo. São Paulo: Edart, 1963. Não-ficção.
  • Introdução ao Estudo da 'Science Fiction' . São Paulo: Conselho Estadual de Cultura, 1967. Não-ficção.
  • Manual de Hipnose. São Paulo: Editora Resenha Universitária, 1978. Não-ficção.
  • Piscina Livre. São Paulo: Editora Moderna, 1980. Romance.
  • Pássaros Florescem. São Paulo: Editora Scipione, 1988. Poesia. 
  • Amorquia. São Paulo: Editora Aleph, 1991. Romance. 
  • A Máquina de Hyerônimus e Outras Histórias. São Carlos, SP: Universidade Federal de São Carlos, 1997. Contos.
  • Birds Flower. Las Arenas Press: Tucson. 1998. Tradução de Leo L. Barrow. 
  • Confissões do Inexplicável. São Paulo: Editora Devir, 2007. Contos. 
  • Quânticos da Incerteza. Atibaia: Redijo, 2007. Poesia. 
  • André Carneiro: Fotografias Achadas, Perdidas e Construídas. São Paulo: Pantemporâneo, 2009.


"...palavras escritas permanecem sempre as mesmas e a realidade muda a cada segundo...usamos palavras como caixas mágicas que parecem repletas de coisas mas estão completamente vazias quando as abrimos."
André Carneiro, In: Amorquia, Editora Aleph, 1990.




Bibliografia:

Sem comentários: