segunda-feira, 22 de abril de 2013

Apresentação do nº 2 do fanzine Fénix (excerto 2)

2 comentários:

Rogério Ribeiro disse...

Eu posso estar errado (sinais da idade) mas julgo que a Bang! sempre se apresentou como revista e não como fanzine... mesmo que o seu editor fosse um amador e não um profissional. Aliás, não concordo muito com essa distinção que faz entre publicações (pelo facto de ter ou não uma editora por detrás), muito menos por estarmos numa era em que o termo "editora" é demasiado esticado. Ou então começamos a ter de lidar com o termo "editora amadora"!

De resto, parabéns pela apresentação. Inclusivamente tive pena que não fosse mais alongada, para conter mais pormenores sobre as publicações que foram apenas nomeadas e não contextualizadas.

Cumps,
Rogério

Álvaro de Sousa Holstein disse...

Começo por agradecer o seu comentário. Efectivamente a Bang! não se apresentou formalmente como um fanzine, mas o seu formato e apresentação para isso apontava, pelo menos no nº 0, daí o meu comentário. Já o facto de ser o Rogério o "editor", o correcto seria director, em nada impediria de a publicação ser profissional, bem pelo contrário.

Quanto à distinção entre fanzines e revistas acredito ser este o mais correcto, mesmo tendo em conta a nova realidade do mercado.

No que respeita à apresentação esta não tinha como ser maior, pois a ideia era dar uma ideia rápida sobre o que existiu antes deste número da Fénix, para além de que ela não está toda online. Num futuro próximo será apresentado um trabalho mais longo, detalhado e contextualizado sobre o tema.

Cumprimentos,

Álvaro